Português

#BLOCKUPY PARA UMA MUDANÇA GLOBAL!

*Convocatória para uma acção a ter lugar em Frankfurt entre 16 e 19 de Maio* Solidariedade internacional na nossa luta comum*

Estamos a convocar para a realização de protestos maciços, a ter lugar em Frankfurt no próximo mês de Maio, contra o regime de crise imposto pela União Europeia. Somos activistas representando uma multiplicidade de movimentos e lutas em diferentes países europeus, e não só, que nos passados meses e anos se levantaram em protesto contra os assaltos à liberdade, ao emprego e aos meios de subsistência, assaltos que se vêm decididamente intensificando desde o começo da crise global. Aliámos-nos para partilharmos a nossa luta e as nossas experiências. Chegámos à conclusão de que a multitude dos aspectos locais nos aponta para a mesma luta e para os mesmos objectivos. Pela primeira vez verificamos que os nossos movimentos se fortalecem mutuamente: nota-se o emergir de uma oposição com carácter transnacional.

Dando seguimento à acção geral de protesto a 12 e 15 de Maio nas nossas cidades e regiões, a nossa luta transnacional reunir-se-á em Frankfurt, a capital europeia do capitalismo global e berço da ditadura dos mercados, que têm levado à desgraça e à miséria de milhões de cidadãos.

Estamos a protestar contra o alargado empobrecimento e a restrição de direitos democráticos que ocorrem na Zona Europeia, como resultado da crise do sistema global.

Na periferia da EU estamos a observar os efeitos extremos da política impulsionada pelos governos da Alemanha e da França e instituições aliadas que representam o capitalismo global: o BCE (Banco Central Europeu), o FMI (Fundo Monetário Internacional), EU (União Europeia por intermédio da Comissão) e a sua imposição de governos tecnocráticos (Grécia e Itália).

Milhões de cidadãos foram empobrecidos e levados para a miséria imposta pela austeridade e programas estruturais de poupança, pela restrição dos direitos dos trabalhadores e pela destruição e privatização de serviços públicos tais como a educação, a saúde e a segurança social. Estamos também a observar a destruição de recursos humanos e naturais levada a cabo por instituições supostamente democráticas.

Estes processos são simplesmente os mais evidentes sinais da precariedade nas condições de trabalho e no nível de vida de toda a Europa e outras regiões. A nossa forma de protesto social através dos países da EU, são a expressão da indignação que se processa fora da representação política parlamentar. No momento em que a democracia representativa falha, nós deixamos-la para trás e criamos as nossas praticas democráticas a executar em todas as lutas contra a exploração.

Estamos a assistir a emigrações globais como outro sinal claro de oposição a este sistema transnacional de exploração, a regimes opressores e a guerras violentas. Este sistema está a destruir a Terra e a sobrevivência básica das populações.

Por outro lado estamos a enfrentar um desastre climático feito pela mão do homem! A situação é urgente.

Apesar disso, na Europa e noutras regiões temos vindo a assistir ao aparecimento de movimentos políticos que provocam diariamente a exploração humana sobre o planeta, a fragmentação social, a precariedade e o racismo que pretendem dividir e enfraquecer a população. Estamos a pôr em prática uma democracia real, aqui e agora, criando instrumentos para a união de movimentos opositores e tornando-nos visíveis e poderosos, .

Em Frankfurt, temos a oportunidade de realizar esta união e de aumentar as lutas locais para um nível transnacional. Iremos bloquear um centro crucial do capitalismo, na continuidade do que observámos em Oakland e no Movimento Occupy nos Estados Unidos, os quais pelo seu lado aprenderam nas revoluções do Norte de África, do Médio Oriente e no movimento Indignados do Sul da Europa. Vamos unir os nossos movimentos em solidariedade para continuar a luta! Não vamos perder esta oportunidade de criar uma agenda para reinventar o futuro comum!

No dia 17 de Maio iremos ocupar com as nossas tendas alguns parques e as principais praças no centro da cidade, criando espaços de discussão e de troca de ideias. No dia 18 avançaremos a partir de vários pontos para o centro financeiro: a nossa visão é o bloqueio completo do BCE e de outras instituições financeiras importantes em Frankfurt, a fim de lhes bloquear o negócio. A 19 de Maio mostraremos a nossa magnitude numa manifestação de massas, que mostrará que não aceitamos que as instituições financeiras destruam as nossas sociedades.

POR UM MOVIMENTO TRANSNACIONAL PARA PÔR TERMO AO EMPOBRECIMENTO E À PRECARIEDADE!
PELA SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL, PELA LIBERDADE, PAZ E DEMOCRACIA REAL JÁ!

#BLOCKUPY FRANKFURT!

16 de Maio – Chegada e acções junto ao BCE

17 de Maio – OCCUPY o centro financeiro, assembleias e programa cultural

18 de Maio – BLOQUEIO do BCE e maiores bancos19 de Maio – Grande manifestação internacional

http://blockupy-frankfurt.org / http://17to19m.blogsport.eu

+ Criem grupos organizadores locais e regionais + Distribuam informações e mantenham-se informados + Apareçam em massa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *